quinta-feira, 15 de maio de 2008

1, 2, 3, 4, 5... ...1000, 1001,1002, 1003, 1004... Quantas pessoas precisam morrer?


No último dia 30 de abril foi instalado, no Recife, o primeiro contador de homicídios em via pública do mundo. A iniciativa surgiu de uma parceria entre o PEbodycount e a Faculdade Maurício de Nassau. O equipamento eletrônico fica na esquina da rua Joaquim Nabuco com a Guilherme Pinto, nas Graças.

A proposta das instituições é estimular o cidadão a cobrar do governo políticas públicas mais eficazes, levando ao conhecimento da sociedade as informações sobre o índice de violência no estado, que ainda é alarmante, apesar do Pacto pela Vida, um projeto do governo estadual feito para reduzi-lo.

Ontem, 15, estou eu caminhando para a biblioteca da faculdade quando deparo com um aparelho enorme, não hesitei em tirar uma foto. Tinha lido sobre do que se tratava, já havia escutado algumas opiniões sobre o assunto, mas ainda não tinha parado pra pensar no quanto um objeto poderia despertar a curiosidade e revolta das milhares de pessoas que transitam diariamente por aquela via.

Eram 11h20 e o famoso relógio, Contador de Homicídios, mostrava que até aquela hora haviam acontecido 11 homicídios. Han? Será que vi direito? Vi, e não pára por aí. Logo em seguida, o contador mostra o número de homicídios do mês, 147. Sério? Estamos no dia 16 de maio e já foram assassinadas 147 pessoas. Meu Deus! E o Pacto pela Vida?

8 comentários:

Unknown disse...

Show de bola!
adorei o texto!
Pácto pela vida?
fala serio, os governantes não estão nem ai para o povo.
Esse ano é ano de elição, será que algum candidato vai falar sobre o índice de criminalidade?
estou certo que sim, mas será que ele de fato fará algo para mudar essa situação?
Está nas mãos de Deus!

Jorge Acioli disse...

Temos uma visão tão limitada da realidade... e o pior é que muitas vezes nem desconfiamos disso. O contador vem também pra desmascarar os dados mentirosos que os jornais publicam sobre a violência. Mas, acima de tudo, ele vem nos confrontar.
Precisamos despertar pra necessidade de fazer algo imediatamente e o contador é simbolo desse tempo que se perde, com vidas (!) que se perdem junto. Agora é como se nós víssemos, nos números ali estampados, as mortes, presencialmente. E sentimos como é grave a situação. Pensamos em alguma ação, já! Nem que seja "só" alguma pressão política ou um voto mais consciente...

Renata Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Cabral disse...

Amei o blog!
Não deixemos que o medo do futuro, cale a nossa voz!
Vivemos no "Brasil, um país de todos!" De todos o quê?
Agora é a hora de mudar a realidade!
Pacto da vida, após a morte?
Isso não é piada, é o que podemos constatar todos os dias, no caminho que faço pra faculdade, vejo o painel apontando cada vez mais o número de mortos na capital mais violenta do país, onde mais de mata por armas de fogo.
Temos que cobrar dos nossos governantes!
Quem tem status, dinheiro, poder, tem suas necessidades atendidas de maneira super rápida, eles tem vez e voz. E aqueles que vivem a margem da sociedade, por terem sido esquecidos pelas autoridades, quando teram vez?
São incontaveis perguntas sem resposta e apenas uma certeza: SE A MUDANÇA NÃO COMEÇAR RÁPIDO, O VERDADEIRO CAOS SERÁ COMPANHEIRO FIEL DE NOSSAS VIDAS!
Não adianta se calar, o conhecimento que recebemos é para que sejamos o diferencial, que de fato façamos por onde essa realidade mudar!

Anônimo disse...

Oiii jornalista!!
Caramba... Confesso q fikei surpresa em saber desse contador de homicídios!
Eh uma idéia inusitada... Mas mto criativa e q mostra q os estudantes estão preocupados com o futuro de Pernambuco e do Brasil inteiro neh?!
Eh uma estatística mto triste, mas q precisa ser mostrada diariamente para assim kem sabe os governantes tomar alguma atitude!!
E q esse números diminuam!!
Beijossssssssss e boa semana pra vc!
Boa sorte nas gravações!!

Unknown disse...

Pois é neh... Eu vi no dia que estava sendo instalado o contador e achei uma iniciativa muito importante, tanto da Faculdade quanto do PEBodycount. Já houve outra manifestação desse tipo por parte do PEBodycount quando eles estavam pintando marcas de pessoas assassinadas pelo chão do Recife, porém a iniciativa não vingou! Espero que essa seja mais impactante e duradoura que a outra!
Parabnes Waldson!

Anônimo disse...

Triste, deprimente, assustador...

Anônimo disse...

Esse blog está muito parado. Vamos movimentar isso aqui, né?! Balbino, faça o que você sabe fazer: escreva.