terça-feira, 15 de julho de 2008

BLOGosfera


Não precisamos voltar muito no tempo para lembrar dos diários nos quais as pessoas escreviam seus pensamentos e acontecimentos marcantes em suas vidas. Pois bem, o que antes era guardado a sete chaves, agora é exposto em uma nova febre que tomou conta de cerca de 27,3 milhões de blogueiros existentes pelo mundo da internet.

Em apenas 16 anos do seu advento, os blogues, que inicialmente foram criados com o objetivo de serem uma espécie de diário pessoal, hoje alcançaram grandes proporções. Esses espaços não se limitam a apenas contar o dia-a-dia de uma pessoa. Agora, são utilizados por empresas, escolas, estudantes de jornalismo, artistas, ONG's e outros públicos.

Quem não gosta de exercitar o direito da liberdade de expressão? Ter um espaço onde se possa escrever o que pensa, sobre os mais diversos temas, é o que mais chama a atenção de todos que “entram” na blogosfera. Publicar um texto e logo ter o feedback sobre o que você escreveu é sempre muito gratificante. E quando os textos são relatos picantes sobre experiências sexuais? Essa modernidade pode até chocar muitas pessoas, pois nunca se pensou que a intimidade seria algo público e de certa forma banalizada na rede virtual.

Chocando ou não, a ex-garota de programa, Raquel Pacheco, mais conhecida por Bruna Surfistinha, imitando os diários de adolescentes, deixava em seu blog algumas anotações de suas experiências. O relato de uma prostituta não é novidade, mas pela primeira vez os internautas podiam acompanhar sua evolução. Uma espécie de novela.

Hoje, as pessoas estão cada vez mais íntimas e próximas virtualmente, os relacionamentos começam a fluir pela rede e seu cotidiano pode ser acompanhado nos blogues. A privacidade parece inexistir diante dessa onda compulsória em publicar os fatos de seu cotidiano, para que todos possam conhecer sua vida, quem sabe ajudar a solucionar seus problemas e, até mesmo, sua história de vida ser exemplo para os outros.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da crítica, pertinente nos dias de hoje.
A exposição das pessoas não acontec apenas a partir de uma participação em um big brother da vida não. A exposição começa em um simpls blog, num fotolog, ou até mesmo um perfil em um site de relacionamentos, como o orkut.
Valeu!

Anônimo disse...

Eu fui a primeira pessoa a ler esse texto. Hehe. Ficou muito bom, mas você é capaz de escrever muito, muito melhor. Digo para que você busque sempre melhorar, todos devem buscar sempre melhorar.

Thiago Neres disse...

Acho que a falta de vergonha e de intimidade estão ficando cada vez mais comuns na internet. É meio complicado, mas precisamos nos acostumar com isso. Agora claro que alguns excessos, tipo detalhar as experiências sexuais num blog, já é demais também, né?

Por outro lado tem aquela coisa positiva que você falou da auto-ajuda. Você vai no Orkut por exemplo e busca comunidades sobre depressão, sobre quem levou um pé na bunda da namorada, sobre quem perdeu um ente querido... e acha apoio lá.

Belo post =)

Anônimo disse...

Parabéns Waldson, bom texto!
Realmente, o q se ver por aí é isso mesmo:intimidade, sensualidade e pornografia não estão presentes só na net mas em músicas, na TV... simplesmente ao alcance de todos,sem restrição de idade.As crianças de hoje em dia já não são tão inocentes...e as pessoas acabam achando td isso "normal" demais. Os valores da nossa sociedade precisam ser repensados, antes q seja tarde...

Bruno Silva disse...

otimo post.

Rebeca Santana disse...

tá bom de tirar a poeira daqui né Balbino? Oo'